BANDEIRA OFICIAL DO DISTRITO

sexta-feira, 1 de abril de 2011

POR QUE EMANCIPAR?

A região para a qual está se requer a emancipação é formada pelos distritos de IDEAL, VAZANTES E MILTON BELO (FURNAS), que reúne uma população de 8.848 habitantes, de acordo com o censo do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2007, sendo assim dividido entre os três distritos: Ideal - 4.367 habitantes; Milton Belo - 2.334 habitantes e Vazantes - 2.147 habitantes.
Desta população temos 6.777 eleitores e 33 seções eleitorais, de acordo com a justiça eleitoral/2008.
Possui 3.811 domicílios / imóveis.
Conta com 05 diferentes Igrejas entre católicas e evangélicas e uma Paróquia de Nossa Senhora das Graças, criada em 05 de novembro de 1960.
Totaliza 29 localidades, sendo elas: Ideal, Boa Vista Catarina, Carnaúbas, Várzea da Onça, Queimadas, Russinho, Alegre, Lagoa Verde, Umarizeiro, Furnas, Lagoa Grande, Jucá, Capivara, Vila São Camilo, Arisco dos Barreiros, Boa Vista São Sebastião, Maguary, Tigipió, Andrenópoles, Várzea das Pedras, Bulandeira, Antonio Conselheiro, Boa Vista Aparecida e Humaitá, Vazantes, Rua do Fogo, Vila Juvenal, Poços e Varjota.
Das 29 localidades, 24 possuem prédios escolares; totalizando 32 prédios escolares ao todo, destes 30 municipal e 02 estadual, com ensino do infantil ao médio, distribuídos em 03 turnos: manhã, tarde e noite, além de 02 CID (Centro de Inclusão Digital) ligado em CEFET.
Na saúde temos 04 postos de saúde equipados, com 04 equipes do PSF (Programa Saúde da Família) e agentes de saúde comunitário, e ainda uma ambulância para o transporte das emergências.
CRAS – Centro de Refereência da Assistência Social com Psicóloga e Assistente Social.
Comércio de pequeno e médio porte, Farmácia e Padarias, além de fábricas de beneficiamento de castanha de cajú.
Cartório de Registro Civil
Projetos sociais como o INFAN (Instituto da Infância) Projeto Parque Infantil, e Fé e Alegria ligado aos Padres Jesuítas.
A produção da região é basicamente milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar, castanha de cajú, mel de abelha e criação de peixe em gaiolas, com produção a cerca de 700 mil toneladas/ano.
A Rede Hidrográfica é formada pelos Rios Aracoiaba e Choró. Açudes Aracoiaba com 170 milhões m³; Açude Alegre e muitos outros de pequeno porte, além de Lagoas.
Com a emancipação desta região teremos um governo mais próximo da população, com um município menor a ser administrado. Com isso o povo ganharia uma unidade mista de atendimento em saúde 24 horas, atendimento bancário mais próximo, segurança e o desenvolvimento com geração de emprego e renda com investimento empresarial.

PASSOS DO PROCESSO
O primeiro passo deste processo foi à formação de uma equipe pró-emancipação que tem como finalidade dialogar com as lideranças comunitárias dos três distritos envolvidos no processo.
O segundo, foi a formalização do pedido de emancipação com entrega de abaixo-assinado a Comissão de Triagem e Criação de Novos Municípios e o Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará.
Em seguida os Institutos IBGE e EPECE realizaram estudos de viabilidade populacional, territorial e econômica do novo município, autorizando a realização do Plebiscito, onde deverão votar todos os eleitores do município de Aracoiaba.
A Comissão de articulação da emancipação deverá reunir-se com todas as comunidades que farão parte do processo, para orientá-las e tirar quaisquer duvidas. Mas esta articulação se estenderá a todo o município de Aracoiaba, já que deveremos ter no Plebiscito a maioria dos eleitores (51%) votando “SIM” a emancipação de nossa região.

A IMPORTANCIA DA UNIDADE

Como diz o apóstolo Paulo, devemos buscar a unidade. Nesta unificação, todos somos membros de um mesmo corpo, neste caso, de um novo município, que nasce com a finalidade de gerar qualidade de vida para mais de 8.500 habitantes da região.
Na verdade, só estaremos oficializando uma união que de fato já existe, pois de certa forma, as três localidades já tem mais em comum do que se pode imaginar.
A ponte entre Vazante e Ideal, é um símbolo desta integração, pois favorece a comunicação entre as duas localidades. Diariamente centenas de pessoas trafegam pelo local, em ambos os sentidos, sejam na busca dos mais variados serviços nas áreas da educação, saúde, tecnologia, entre outros, ou para objetivos econômicos ou simplesmente afetivos. A interdependência entre as três localidades é real, ao contrário do que muitos querem deixar transparecer.
Estamos em pleno século 21, onde valores como o individualismo, a falta de diálogo e a intolerância não tem mais espaços nem encontram razão de ser. Seja como cristãos, educadores, ou lideranças comunitárias, temos a obrigação de preparar um mundo melhor para as gerações presentes e futuras. Convidamos a todos, homens e mulheres de boa vontade a fazer parte desta luta que transformará nossa história.
Equipe de articulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário