BANDEIRA OFICIAL DO DISTRITO

quinta-feira, 31 de março de 2011

CONVITE - REUNIÃO COM PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO CEARÁ



O Presidente da Assembléia Legislativa do estado do Ceará, deputado Roberto Claudio e o presidente da comissão de desenvolvimento regional, recursos hidricos, minas e pescas, deputado Dedé Teixeira, convidam todos os distritos no ceará que estão aptos para o plebiscito para uma audiencia pública com a finalidade de discutir: a atual situação dos processos de emancipação destes novos municipios em nosso estado. Será nesta quarta-feira dia 06 de abril as 14:30 no plenário da Assembléia Legislativa do Ceará. onde estaram presente o TRE, IBGE, IPECE, SEFAZ dentre outros. Nossos distrito de Ideal, Vazantes e Milton Belo estaram presentes nesta importe audiencia, e convidamos tambem os demais que queiram se juntar a nós.

quinta-feira, 24 de março de 2011

IDEAL RECEBE A COMISSÃO QUE ESTUDA A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS





Nesta quarta-feira, dia 23, o distrito de Ideal parou para receber a Comissão Estadual que estuda a criação de novos municípios. A comissão chegou em Ideal as 9:30 hs da manhã e estiveram presentes Dr. Luis Carlos Mourão Maia – Presidente da Comissão e Dr. Luis – Advogado e responsável pela área jurídica da comissão. Foi uma grande festa onde a população compareceu ao chamado em massa, comerciantes, profissionais da saúde, professores, alunos, aposentados, donas de casa, funcionários públicos, representantes políticos, toda comunidade de maneira geral. Contamos também com representação das localidades: Boa Vista Catarina, Carnaúbas, Várzea da Onça, Queimadas, Vila São Camilo, Capivara, Maguary, Tigipió, Lagoa Grande, Rua do Fogo, Vila Juvenal, Poços e Vazantes. Além também de Dr. Francisco Gadelha membro da comissão do distrito de Vazantes que deste o inicio tem dando grande apoio e em seu discurso, muito bem colocou a importância da emancipação desta região (os distrito de Ideal, Vazante e Ideal). A comissão veio ao Ideal para fotografar os dois itens pendentes que nosso distrito tinha – o depósito de gás de cozinha e o posto de combustível. Houve uma grande recepção no salão paroquial, o que deixou os membros da comissão estadual muito entusiasmado, com nossa unidade e o interesse da população que demonstrava através de faixas, cartazes e falando pessoalmente. Dr. Mourão em seu discurso falou que é muito importante este envolvimento de todos os seguimentos da sociedade, sem que o distrito esteja preocupado agora em futuros candidatos, agora é hora de emancipar, e não resta duvida que observando toda infra-estrutura e a força de vontade da população, só falta agora o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) marcar o dia do plebiscito, onde o povo do município irão as urnas dizer SIM a emancipação. A comissão sai de Ideal levando uma boa impressão do que se viu aqui. No final a comissão foi visitar os dois prédios de gás cozinha e do posto de combustível em que estava presente o seu proprietário Bezerra Torres. Vamos agora aguardar o parecer final do relator Deputado estadual Teo Menezes. Mas, com as bênçãos de nossa Senhora das Graças, estamos muito confiantes na nossa aprovação, baseado no que a comissão deixou a entender em suas conversas. O Ideal mais uma vez mostra que sabe muito bem acolher seus visitantes, foi oferecido um grande banquete de café da manhã, almoço e foi entregue a comissão alguns produtos de nossa agricultura, como milho verde, feijão verde, queijo e outros. Parabéns ao povo de nossos distritos pela presença e brilhante festa.

sexta-feira, 18 de março de 2011

ZÉ VICENTE FAZ SHOW NO 50 ANOS DA PARÓQUIA DE IDEAL




O artista popular de musicas religiodsas Zé Vicente tambem participou da grande festa do cinquentenario da paróquia de Ideal no ultimo dia 26 de fevereiro.

DESPEDIDA DO PE. JOSÉ MARIA




Para todos, o Pe. Zé Maria é um exemplo de missionário, desapegado de todo e qualquer bem material, sempre voltou seu trabalho para os pobres e doentes. Após chegar à Paróquia Nossa Senhora das Graças aboliu todas as taxas para realização dos sacramentos, permitindo apenas a oferta material do dízimo. Motivou um mutirão das Santas Missões e tornou-se um ícone na luta por vida digna para o povo, trabalhando sempre a metodologia de "evangelizar para transformar".

Aos 74 anos de idade, e 46 de sacerdócio afasta-se dos serviços de pároco, para descansar e dedicar-se à missão. "Apesar das nossas fraquezas, as pessoas vêem a nossa boa vontade, e todo esse reconhecimento se dirige a Nosso Senhor, Ele que dá os princípios para que possamos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a justiça", afirma.

Sobre o novo momento que se inicia, acrescenta que refletiu e pediu a interseção da padroeira das missões para escolher o local aonde se fixará após a aposentadoria. "Desde março de 2009 venho rezando, e pedindo a Santa Teresinha, Padroeira das Missões, para interceder sobre o lugar para onde eu devo ir. Então achei que segundo as indicações de Jesus devo ir para Timbaúba, e lá vai ser o meu referencial, porém, eu vou atender enquanto puder, viver com o povo, visitando as famílias, conhecendo, sendo sensível e solidário à dor deles", afirma.

quarta-feira, 16 de março de 2011

COMIÇÃO PARA CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPÍOS VISITARÁ IDEAL


A Comissão de Estudos para a Criação de Novos Municípios no Ceará (CECNMC) da Assembléia Legislativa do Estado (ALECE) visitará nesta quarta-feira (23), o Distrito de Ideal, localizado no município de Aracoiaba. O Distrito integra a lista de comunidades que desejam emancipar-se.
O Presidente da comissão de Estudos para a Criação de novos Municípios no Ceará, Mourão Maia juntamente com outros membros que integram a CECNMC, e as lideranças políticas dos distritos(Ideal, Vazantes e Milton Belo) que poderão fazer parte do novo município, dentre outros, irão acompanhar um estudo territorial para averiguar se o Posto de Combustível e gás de cozinha.
Para que os municípios sejam criados, outros pré-requisitos, além do plebiscito, devem ser atendidos como a determinação das coordenadas geográficas do município a ser criado e o levantamento socioeconômico da área. Dentre os dados socioeconômicos inclui-se um Posto de Combustivel.

3º CARNAVAL GRATUITO DE IDEAL








Pelo terceiro ano Ideal realizou seu Carnaval totalmente gratuito. Este evento é uma das festas mais tradicionais do distrito de Ideal, mas, nos últimos anos vinha perdendo seu público por ser pago, chegando até não acontecer os quatro dias(2009). Com o apoio da Prefeitura de Aracoiaba (Dra. Marilene), e de outros, vem tornando tradição e a cada ano os foliões só aumentam. A grande prova foi este ano que (apesar de tantos transtornos que aconteceram na semana antes do Carnaval) reuniu nos quatro dias cerca de seis mil pessoas as noites no Clube Atlético, e durante todo dia o banho no Rio Choró e Aracoiaba. Parabenizamos os foliões pelo Carnaval de paz, toda a organização. Esperamos repetir no próximo ano um Carnaval ainda maior e melhor.

FEIRA POPULAR DE IDEAL



Teve inicio no sábado dia 05 de março, ao lado da praça da Igreja Matriz, a Feira Popular de Ideal. Uma iniciativa louvável e que irá desenvolver cada vez mais o nosso distrito. Ainda está com pouco produtos, mas a medida que o povo e os feirantes forem tomando conhecimento, vai se propagando. Toda feira começa com poucos produtos. Temos galinha, porco, roupa, milho, comida... Convidamos todos os moradores para vir a feira todos os sábados a partir das 6 hs da manhã.

POSSE DO NOVO PÁROCO DE IDEAL

No ultimo dia 02(quarta-feira), a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, do distrito de Ideal recebeu seu novo Pároco—Pe. Rodrigo Almeida de Castro. Sua posse deu-se em celebração solene presidida pelo Vigário Episcopal Pe. Cláudio de Aratuba, e que contou com a presença de outros padres das Paróquia de Ocara, Chorozinho, Baturité, Parajuru, Fortaleza, Aratuba e Pitombeiras, bem como representação das Paróquia de São Gonçalo do Amarante(cidade do nosso Pároco), Acarape e Parajuru, Aracoiaba. Pe. Rodrigo em agradecimento falou que chega cheio de garra, entusiasmo, e diz: “não venho aqui substituir, mas suceder o Pe. José Maria, com os trabalhos de evangelização”, querendo abraçar a todos. Pedimos a Deus que abençoe seus passos e de todo o povo da Paróquia de Ideal que irá caminhar juntos neste próximos seis anos.

CINQÜENTA ANOS DA PARÓQUIA DE IDEAL







A Paróquia de Nossa Senhora das Graças, do distrito de Ideal, celebrou no ultimo dia 26 de fevereiro, em grande festa, os cinqüenta anos de instalação de sua Paróquia. A celebração teve inicio as 16 hs com o show do artista Zé Vicente seguida da Missa as 17 hs na praça da matriz, e contou com cerca de duas mil pessoas, de várias parte do Ceará - Arquidiocese de Fortaleza, Diocese de Quixadá, Iguatú, Crateús, Limoeiro do Norte e de outros estados como Picos do Piauí e João Pessoa da Paraíba entre outras. A celebração foi presidida por nosso Arcebispo de Fortaleza D. José Antonio, e co-celebrada pelos Bispo D. José Luis, D. Edmilson Cruz, D. Ângelo e D. Plínio, além de mais de vinte padres. Foi uma grande festa jamais vista em Ideal. No final houve uma homenagem ao Pe. José Maria por preparar esta festa e pelos oitos anos vivido aqui. Foi cantado os parabéns com corte do bolo e uma placa comemorativa. Para encerrar foi servido um jantar a todos os presente. Parabéns ao povo da Paróquia de Ideal pela belíssima festa em comemoração aos 50 anos de evangelização.

Projeto que cria novos municípios pode ser aprovado este semestre


O Congresso Nacional volta a discutir a criação de novos municípios. Atualmente, 19 propostas de lei complementar com diferentes requisitos para a emancipação, fusão e desmembramento de distritos tramitam na Câmara dos Deputados.
O deputado federal Domingos Neto (PSB) é um entusiasta da proposta, seguindo trabalho iniciado por seu pai, o então deputado estadual Domingos Filho, enquanto presidente da Assembléia Legislativa do Ceará.
Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Município (CMN), em todo o país, cerca de 800 distritos já protocolaram nas assembléias legislativas pedidos de emancipação.
Mas os deputados estaduais estão impedidos de legislar sobre o tema até que o Congresso Nacional aprove uma lei complementar estabelecendo os critérios, informa o Correio Braziliense.
De acordo com o vice-líder do PMDB na Câmara, Mauro Benevídes, as assembléias estão sendo assediadas (pelos distritos) e não podem fazer nada sem um respaldo federal.

Fonte: Programa Alerta Geral 16/03/2011

CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS: DISTRITOS EMANCIPANDOS DO CEARÁ COM PENDÊNCIAS JÁ REGULARIZADAS

SÃO MIGUEL
Quixeramobim O posto de combustível está localizado na zona rural do distrito
TRUSSU
Acopiara O posto de combustível está localizado na zona rural do distrito
MUNDAÚ
Trairi O posto de combustível já foi instalado.
PECEM
São Gonçalo do Amarante Regularizado a venda de GLP.
JÁ COM PARECER FAVORÁVEL DO DEP. CAMINHA.
IDEAL
Aracoiaba O posto de combustível já foi instalado.
IRATINGA
Itapajé O posto de combustível está localizado na zona rural do distrito
JUSTINIANO DE SERPA
Aquiraz O posto de combustível está localizado na zona rural do distrito
CANNAAN
Trairi O posto de combustível já foi instalado.
VARZEA DOS ESPINHOS
Guaraciaba do Norte O posto de combustível já foi instalado.
MATRIZ DE SÃO GONÇALO
Ipueiras O posto de combustível já foi instalado

Criação de Novos Municípios

Emancipação

Além do estudo dos limites, a Assembleia está analisando 10 novos pedidos de emancipação de distritos que não foram aprovados na legislatura passada por conta de pendências na documentação deles. O presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio, prometeu que quando terminada a verificação desses pedidos conversará com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ademar Mendes Bezerra, sobre a possibilidade de realização dos plebiscitos, conforme já autorizados pela Assembleia, ainda no ano passado.

Até o momento, o Legislativo estadual aprovou 30 decretos legislativos determinando a realização de consultas plebiscitárias para emancipação e os encaminhou para o Tribunal Regional Eleitoral. Caso esses 10 pedidos que estão sendo analisados, recebam o aval dos deputados, a lista de requisição de consulta plebiscitária a ser feita pelo TRE irá aumentar.

Luiz Mourão explica que esses 10 pedidos foram apresentados na legislatura passada, encerrada no dia 31 de janeiro deste ano, e não foram aprovados porque não atendiam a duas exigências da Lei Complementar estadual que trata de emancipação, não possuiam distribuição de gás e posto de combustível. Agora os distritos afirmam que já possuem esses serviços. Para checar, a Comissão de Triagem da Assembleia irá verificar in loco a partir do dia 14 desse mês.

Os 10 novos distritos são: Cannaan e Mundaú em Trairí; Iratinga em Itapajé; Várzea dos Espinho em Guaraciaba do Norte; Justiniano de Serpa em Aquiraz; Ideal em Aracoiaba; São Miguel em Quixeramobim; Trussu em Acopiara; Messejana em Fortaleza e Matriz de São Gonçalo em Ipueiras.

Fonte - Diário do Nordeste 06/03/2011